Há alguns meses a Comunidade de Madri anuncia o lançamento de um subsídio para promover a utilização de transportes alternativos, mas você sabe como consegui-los?
O objetivo do Governo madrilenho é incentivar o uso de transporte alternativo dando suporte financeiro a qualquer cidadão que decida comprar uma bicicleta, scooter ou ciclomotor de motor elétrico.
O projeto terá um orçamento total de 3 milhões de euros destinados a cobrir até 50% do preço de motos (com um máximo de 600 euros), scooters (um máximo de 150 euros) ou ciclomotores (um máximo de 700 euros) e para pagar parte dos bônus de 1.250 euros em serviços de mobilidade partilhada a todos os cidadãos que decidam sucatear automóveis com mais de 10 anos. Para se ter uma ideia dos montantes disponíveis, 1.225.000 euros irão para subsídios para bicicletas, 250.000 para scooters e 575.000 para ciclomotores. O voucher ambiental de mobilidade com emissão zero é de 950.000 euros.
Para conseguir esse subsídio, a pessoa física deve ser maior de idade e residente em um município da Comunidade de Madrid. Além disso, deverá estar em dia com as obrigações fiscais com a Administração do Estado. Não pode ter obtido outros auxílios concedidos por Administrações ou organizações públicas ou privadas, nacionais, da União Europeia ou internacionais para o mesmo fim. Deve-se lembrar também que só se pode pedir ajuda para aquisição de viatura ou voucher ambiental de mobilidade sustentável zero emissões, não podendo frequentar ambas as ajudas. O período da candidatura é 28 outubro a 16 de novembro.
É necessário adquirir o veículo dentro do prazo, sendo possível solicitar o subsídio para qualquer veículo que esteja em conformidade e tenha sido adquirido no período de 1º de janeiro a 15 de novembro de 2020.
É possível se candidatar virtualmente, desde que tenha um DNI eletrônico, ou um dos Certificados eletrônicos reconhecidos pela Comunidade de Madri, ou pessoalmente em qualquer um dos Gabinetes de Assistência ao Registo.