A partir desta quinta-feira (04/02) a Comunidade de Madri começa a realizar testes antigênicos gratuitos para cidadãos em farmácias e clínicas dentárias com o objetivo de expandir ainda mais a capacidade diagnóstica contra o coronavírus.
Farmácias e clínicas odontológicas aderiram aos pontos de triagem populacional após a assinatura do convênio com o Colégio Oficial de Farmacêuticos e o Colégio Oficial de Odontologistas e Estomatologistas da 1ª Região.
Como a presidente da Comunidade, Isabel Diaz Ayuso, apontou na semana passada, é uma medida enquadrada na estratégia contra a Covid-19, que permitirá que mais cidadãos assintomáticos sejam localizados e, assim, cortar as correntes de transmissão. Até o momento, aderiram 142 farmácias e 60 clínicas odontológicas. Ambos os tipos de estabelecimentos de saúde definirão os horários ou circuitos para a realização dos testes, de forma que as normas de segurança necessárias sejam sempre respeitadas.
O Ministério da Saúde fornecerá os kits de teste de antígeno e os equipamentos de proteção individual necessários à realização dos testes. A Direção-Geral de Saúde Pública convocará por SMS os cidadãos que residam em áreas básicas de saúde com alta transmissão, para que possam escolher voluntariamente quer os dispositivos de teste antigênico que o Ministério da Saúde dispõe, quer dirigir-se às farmácias ou clínicas dentárias de todo região. No mesmo SMS, será disponibilizado um link onde poderá consultar os códigos postais, farmácias ou clínicas dentárias mais indicadas para o cidadão fazer o teste.
Após a realização do teste, o farmacêutico e o dentista irão inserir todos os dados e o resultado do teste num aplicativo para comunicá-lo à Saúde Pública, e conhecer em tempo real e de forma automatizada os dados epidemiológicos, com o objetivo de isolar os positivos, realizar o rastreamento dos contatos e o respectivo acompanhamento na Atenção Básica.