Depois do Paseo del Prado e o Retiro serem reconhecidos como Patrimônio Mundial da Unesco, o prefeito de Madrid, José Luis Martínez-Almeida, anunciou a celebração da Primeira Edição do Festival Internacional da Luz. O evento acontecerá de 28 a 31 de outubro, das 21h à meia-noite. Nele participarão 24 iniciativas artísticas, que acontecerão em diferentes circuitos da capital com o objetivo de expor trabalhos de artistas e profissionais da iluminação da Espanha e da União Europeia.
Além de arquitetos e designers, os cidadãos também terão a oportunidade de participar de projetos de iluminação decorativa em fachadas, praças, elementos vegetais e ruas, para transformar a cidade durante a festa.
Será o ponto de encontro para discutir a atualidade do mundo da iluminação e será promovida a colaboração de empresas públicas e privadas em termos de patrocínios. Ao mesmo tempo, servirá de ligação a outros festivais de luz que se celebram por todo o lado noutras cidades europeias, como Frakfurt, Bruxelas ou Lisboa.
Além de tudo isso, também foi anunciado que o Centro de Madri sediará durante os primeiros quatro meses de 2022 um centro de interpretação da Paisagem da Luz para explicar ao visitante por meio de material audiovisual e interativo o valor histórico da área urbana escolhida pela Unesco. Da mesma forma, este espaço terá uma colaboração rotativa com instituições convidadas.
Fonte: ABC