Desde o dia 3 de setembro, os ônibus de Madri estão circulando gratuitamente. Segundo as orientações da Câmara Municipal, este serviço será de livre acesso em horários e datas específicas.
Com o objetivo de promover o transporte público, a Câmara Municipal considera que a utilização do transporte privado se proliferou no último ano e meio, com o risco ambiental que acarreta. Assim, os ônibus estarão disponíveis gratuitamente até domingo, dia 12 de setembro na hora do rush de entrada ao trabalho. Ou seja, entre as 7h00 e as 9h00 e apenas para os ônibus que pertencem diretamente à EMT, ou seja, os azuis que circulam por Madri.
Além disso, a entrada será gratuita para todos, independentemente de estarem ou não inscritos em Madri, possuírem ou não cartão de transporte. Desta forma, também não será necessário retirar bilhete especial.
Por outro lado, nesta quarta-feira também entrou em vigor o novo bilhete do transbus. Um passe que já existia em outras grandes capitais europeias e que permite traslados gratuitos entre ônibus por uma hora. Para poder acessar este serviço, é necessário pagar antecipadamente 1,80 euros pelos 1,50 euros que vale o bilhete único, que continuará sem permitir estes traslados gratuitos.
Por fim, a outra novidade vem com o reforço de novas linhas de ônibus, mais faixas especiais e sete estacionamentos intermodais. Com tudo isto, pretende-se promover a utilização deste serviço entre os residentes mais afastados Madri, que entram todos os dias na capital para trabalhar.
Fonte: El Economista