A partir desta quarta-feira (26), a Comunidade de Madri vai lançar um sistema de agendamento de horários para a vacinação contra a Covid-19, que permitirá aos usuários escolherem o dia, a hora e o local onde pretendem receber a vacina. Os primeiros a utilizá-lo, serão os 150 mil cidadãos entre 57 e 67 anos.
O Ministro da Saúde, Enrique Ruiz Escudero, explicou que é “um passo importante para dar um impulso definitivo” à imunização da população. “O nosso objetivo é que os madrilenos sejam vacinados o mais rápido possível e, estamos trabalhando para que todo o processo seja o mais eficiente possível”, frisou.
Todos os dias, 2.000 atendimentos serão feitos por meio deste sistema, sendo 1.000 no WiZink Center e o mesmo número no Wanda Metropolitano. Os usuários poderão escolher onde preferem ser vacinados, sem a possibilidade de escolher qual vacina será aplicada.
Durante três semanas, o programa fará testes para os nascidos entre 1954 e 1964 e, posteriormente, será estendido a toda a população e aos centros de imunização. Durante esse tempo, será avaliada a possível introdução de melhorias.
O agendamento dos horários poderá ser feito pelo site www.comunidaddemadrid / covid-19. Você também pode usar esta plataforma com a “Tarjeta Sanitária de Saúde”.
Para utilizá-lo por meio de dispositivos digitais, o paciente deve inserir seu CIPA (Código de Identificação Pessoal Autonômico da carteira de saúde pública), DNI / NIE ou passaporte e acrescentar sua data de nascimento. Posteriormente, o sistema verifica se o usuário está cadastrado no sistema de dados da Comunidade de Madri. Em seguida, o sistema verifica se o cidadão está na faixa de idade autorizada.
Fonte: El Mundo