O Conselheiro para os Transportes da Comunidade de Madri, Ángel Garrido, anunciou que os maiores de 65 anos verão a taxa de subscrição do transporte público reduzida em 25% a partir de 1 de Janeiro de 2021, pelo que o máximo vão pagar com este desconto que será de 6,3 euros por mês. Os usuários da assinatura anual (cerca de 40.100 pessoas) receberão uma carta de pagamento com a nova tarifa para pagar o título de 2021.
Atualmente, de acordo com dados do Consórcio de Transportes de Madrid (CRTM), o número de idosos que possuem o passe de transporte da Terceira Idade ronda os 935.000 e a previsão é que, quando a gratuidade total for atingida em 2023, possam beneficiar desta medida mais de 1,02 milhão de pessoas com mais de 65 anos.
A nova tarifa básica de assinatura para maiores de 65 anos também é compatível com os descontos adicionais previstos para famílias numerosas ou para deficientes iguais ou superiores a 65%. Significa isto que, com este novo desconto, existem utilizadores que apenas terão de pagar 1,80 euros pela assinatura mensal (nova tarifa para a Terceira Idade, juntamente com o desconto para famílias numerosas especiais e o desconto para invalidez igual ou superior a 65%).
A nova taxa básica de assinatura para maiores de 65 anos também é compatível com os descontos adicionais previstos para famílias numerosas ou para deficientes iguais ou superiores a 65%
Nesse sentido, adianta-se que o CRTM vai revisar as zonas tarifárias, que não mudaram desde 1986, para simplificar e reduzir seu número. O conselheiro referiu que o Ministério dos Transportes pretende ter “capacidade executiva em todas as infraestruturas e meios de transporte, também em Cercanías“.