A Comunidade de Madrid vai conceder ajuda de até 700 euros para a compra de meios de transportes “verdes”. Se você pensa em comprar ou comprou uma bicicleta, scooter ou ciclomotor elétricos, a partir de primeiro de janeiro deste ano, poderá contar com a ajuda do governo regional.
O vice-presidente do governo, Ignacio Aguado, aprovou o auxílio que será retroativo, ou seja, não valerá apenas para quem comprar um desses veículos a partir de hoje, mas também para quem o comprou antes, até 1º de janeiro de 2020.
Além disso, o Executivo de Madrid aprovou também a atribuição de obrigações ambientais no valor de 1.250 euros para a utilização de automóveis ou moto sharing. As bases de acesso a estas bolsas, enquadradas no Plano de Recuperação após COVID-19, serão publicadas no Diário Oficial da Comunidade de Madrid.
Nesse caso, os vouchers são entregues para quem entregar um veículo particular com mais de 10 anos ou sem selo ambiental para o sucateamento. Estas pessoas terão à sua disposição 1.250 euros para utilização em serviços de mobilidade partilhada, como car sharing ou moto sharing, por um período de dois anos.
O auxílio para a compra de bicicletas, ciclomotores e scooters será direto e cobrirá até 50% do preço de compra. Embora existam limites máximos: 150 euros para scooters, 600 euros para bicicletas com potência inferior ou igual a 250 watts e 700 para ciclomotores elétricos de duas rodas.