A Comunidade de Madri começa nesta próxima semana a vacinar contra Covid-19 à população de 77, 78 e 79 anos nos centros de saúde, ao mesmo tempo que termina as doses para os maiores de idade de 80 anos e grandes dependentes. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Enrique Ruiz Escudero, durante visita ao posto de vacinação instalado no Estádio Wanda Metropolitano.
O Wanda Metropolitano já acolhe a vacinação da população em geral de 60 a 65 anos com doses de AstraZeneca, após autorização do Ministério da Saúde de acordo com o pedido feito pela Comunidade de Madri para alargamento de idades.
O SUMMA 112 é o responsável pela organização do posto de vacinação, que teve início no dia 28 de fevereiro, e que conta com um total de 40 profissionais de saúde, entre enfermeiros, médicos e técnicos de Emergência Sanitária. Mais de 40 mil pessoas já passaram pelos 16 postos instalados em frente ao estádio (principalmente bombeiros, polícia local, tutela civil, profissionais da saúde social e professores), embora o aparelho esteja dimensionado para acomodar 10 mil pessoas por dia se houver abastecimento de doses suficientes.
Além disso, os enfermeiros do SUMMA 112 administraram vacinas a 21.000 policiais nacionais e 13.000 guardas civis, muitos deles diretamente em suas sedes, outros 10.000 em lares para idosos e quase 6.000 a profissionais de saúde em emergências e emergências. Por outro lado, o Hospital Enfermeiro Isabel Zendal inicia hoje o processo de mutualistas de 78 e 79 anos (com Moderna), e tem feito o mesmo com a faixa etária de 60 a 65 anos, neste caso com a AstraZeneca.
O Ministério da Saúde, por meio do Centro de Atendimento Personalizado (CAP), enviará uma mensagem SMS para convocar a população de 60 a 65 anos no posto de vacinação (Wanda Metropolitano ou Zendal), que inclui acesso via web para confirmação da data. Além disso, será feita uma ligação como lembrete, caso não confirme o agendamento no acesso à web.