O Ministério da Saúde do Governo presidido por Isabel Díaz Ayuso chegou a um acordo com representantes do setor para o reinício da atividade noturna da capital espanhola, “sempre sujeito à situação epidemiológica e assistencial na região contra a Covid-19 e ao cumprimento de algumas medidas básicas de prevenção”, garante o Executivo madrilenho em comunicado. O fechamento dos estabelecimentos será às 3 da manhã.
Assim, na próxima sexta-feira, dia 18 de junho, será o mandato será publicado no Diário Oficial da Comunidade de Madri para entrar em vigor a partir do dia 21, segunda-feira, o que permitirá a retomada do tema atividade noturna a uma série de condições: encerramento dos estabelecimentos às 03:00 da manhã, sem poder receber clientes a partir das 02:00 horas; não é permitido o consumo direto nas bancadas dos bares; Manter uma distância de segurança bem como o uso de máscara, exceto ao comer alimentos e bebidas, lavagem frequente das mãos e ventilação cruzada.
Por outro lado, reuniões em casa ainda não serão autorizadas. No exterior é permitido desde que sejam mantidas as medidas preventivas de distância de segurança e máscara, específica a administração regional. A capacidade permanecerá a mesma: 50% em ambientes internos e 75% em ambientes externos.
Tudo isso é o que foi acordado durante a reunião entre o Ministério da Saúde e representantes deste setor e que se propõe com base no acompanhamento e revisão da situação epidemiológica na Comunidade de Madri. A flexibilização das medidas na vida noturna, último setor a reabrir, ocorre apesar da “preocupação” expressa na última sexta-feira pelo vereador da variante indiana que, segundo ele, será a predominante na região em seis semanas.
Fonte: El Diario