A empresa Renfe francesa, SNCF, vai operar na Espanha com a marca Ouigo a partir de 15 de março de 2021 saindo de Atocha em Madrid e Sants em Barcelona. A partir de hoje (24), estará à venda a oferta de lançamento: 10.000 cheques a um euro que darão direito à compra de um bilhete para viajar entre Madrid e Barcelona, com escala em Zaragoza e Tarragona. Esses cheques serão obtidos pelos primeiros clientes que se inscreverem como membros da comunidade Ouigo na Espanha.
Haverá cinco viagens diárias de ida e volta. As linhas que ligam Madrid a Andaluzia (Sevilha e Málaga) e Valência ainda estão a ser testadas e a SNCF não dá datas de entrada em serviço para estes destinos.
A empresa vai colocar à disposição dos viajantes na Espanha um total de 14 comboios de dois andares com capacidade para 509 lugares equipados com refeitório e “muitas surpresas”, como assegurou durante a apresentação da operadora em Madrid, o presidente da SNCF Espanha, Hèlenè Valenzuela.
Valenzuela garantiu que o objetivo da SNCF é “ampliar o número de usuários que utilizam o trem”. Que a opção financeira de viajar por ferrovia seja comparável com rodovia. Para isso, os preços serão o grande atrativo. “Podemos assegurar que Ouigo oferecerá viagens de trem de alta velocidade com um preço médio 50% inferior ao atual de alta velocidade na Espanha”, explica Valenzuela.
A operadora ferroviária francesa lançou sua oferta de alta velocidade de baixo custo, Ouigo, na França, sete anos atrás. Agora ele vem para a Espanha tentando adaptar o conhecimento desta experiência ao mercado espanhol. O projeto vai gerar 1.300 empregos diretos e indiretos. Dos diretos, 95% serão contratos permanentes e com especial sensibilidade em termos de inclusão feminina e grupos desfavorecidos. Motoristas já estão sendo treinados para operar com segurança no próximo mês de março.