A obtenção de uma cita prévia por via eletrónica para qualquer procedimento nos principais Ministérios e Órgãos da Administração Geral do Estado (AGE) tornou-se uma tarefa quase impossível. Cita prévias são agendamentos que você deve fazer quando vai realizar qualquer trâmite com o governo. No geral, não é possível deslocar-se a nenhum escritório administrativo sem antes ter feito um agendamento. Hoje, um cidadão leva 108 dias para acessar o Registro Civil e 34 para renovar o DNI, de acordo com um relatório do Observatório de Gestão Pública (OGP) da Associação Oficial de Dirigentes Administrativos de Madri (ICOGAM).
Para o processamento das prestações de maternidade/paternidade, ou Segurança Social e Pensões, para requerer a pensão de orfandade ou invalidez temporária, invalidez permanente, viuvez ou reforma ou a Renda Vital Mínima, a mensagem que aparece na tela é: “Desculpe, não há disponibilidade nos próximos dias para o serviço solicitado. Você também pode enviar sua solicitação eletronicamente sem certificado ou Cl@ve”.
Porém, para os procedimentos correspondentes a certidões de antecedentes criminais, antecedentes criminais por crimes sexuais, testamento e legalização de documentos, há a disponibilidade de um dia para o outro.
Um prazo um pouco mais longo, de três dias, é oferecido para a coleta de títulos universitários espanhóis na Delegação do Governo de Madrid, credenciais aprovadas e duplicatas e notas médias. Agora, para processar a nacionalidade perante o subsecretário de justiça, a mensagem que sai é: “Não há datas disponíveis”. Tentar obter uma consulta junto da Direcção-Geral de Trânsito, quer para proceder ao registo de veículos com matrícula normal, solicitar a retirada de veículos, a carta de condução, a carta de condução internacional, a mudança de propriedade do veículo ou a segunda via do título de circulação . será: “O horário de atendimento ao cliente está cheio nos próximos dias. Tente novamente mais tarde.”