Madrid é finalista para ser a Capital Europeia da Inclusão e da Diversidade 2023 pelas políticas de apoio à igualdade e à diversidade impulsionada pela Câmara Municipal. A Comissão Europeia, que promove estes reconhecimentos, anunciou que Madrid é finalista entre as 74 candidaturas apresentadas por países e regiões da União Europeia e revelará o vencedor numa cerimónia no próximo dia 27 de Abril em Bruxelas.
A candidatura da Câmara Municipal recolhe ações municipais no âmbito da igualdade de gênero, raça e etnia e LGTBIQ, bem como em matéria de deficiência e apoio às pessoas idosas impulsionadas pela Área de Famílias, Igualdade e Bem-Estar Social, com a participação da Polícia Municipal, da Direcção-Geral de Habitação, Reabilitação e Regeneração, da Direcção-Geral de Acessibilidade e da Direcção Coordenação Territorial e Desconcentração.
Algumas das medidas reconhecidas pela Comissão Europeia incluem a abertura do primeiro Gabinete Municipal de Vida Independente para Pessoas com Deficiência Intelectual, o programa de apoio às famílias LGTBIQ dos centros de apoio às famílias (CAF) e contra a LGTBI-fobia, bem como as diferentes políticas de apoio à diversidade do povo cigano, entre outras.
Na segunda edição dos Prêmios Capitais Europeus de Inclusão e Diversidade da Comissão Europeia, Madrid opta pelo reconhecimento na categoria de autoridades locais com mais de 50.000 habitantes e pelo prémio especial pela promoção da igualdade das pessoas LGBTIQ.
A Câmara Municipal é finalista juntamente com 35 candidaturas que chegaram à última fase, incluindo seis administrações públicas espanholas e 29 regiões europeias pertencentes à Croácia, Finlândia, Polónia, Itália, Alemanha, Luxemburgo, Portugal, França e Bélgica.
Você sabia que na Espanha o casamento de pessoas do mesmo sexo é, há muito tempo, uma realidade? Se você deseja se casar na Espanha, entre em contato conosco.