A Comunidade de Madrid avança para que o abono do transporte seja feito nos celulares. O projeto piloto terá início no primeiro trimestre de 2023, junto com o processo de digitalização que a área dos Transportes está passando.
Em outubro do ano passado, o ministro dos Transportes e Infraestruturas, David Pérez, anunciou que o objetivo do Executivo regional era digitalizar o título de transporte neste 2023 e que estava “espremendo” porque o Consórcio Regional de Transportes falava no fim do ano. “Queremos que seja mais cedo e sei que chegará mais cedo”, acrescentou Pérez.
Esse adiantamento se soma ao já concedido em julho do ano passado, quando a recarga dos títulos foi viabilizada por meio de um ‘app’ para download em smartphones.
Começou apenas para dispositivos Android e em outubro foi estendido também para os do sistema operacional iOS. O Consórcio Regional de Transportes de Madrid (CRTM) adjudicou a gestão de pagamentos com cartões bancários e gateway de pagamentos ao Santander Spain Merchant Services, a filial do Banco Santander que gere os pagamentos da entidade.
OUTRAS MEDIDAS PARA DIGITALIZAR O TRANSPORTE
A Comunidade de Madrid conta com o Centro de Inovação e Formação do Consórcio Regional de Transportes de Madrid, um centro de investigação, formação e desenvolvimento do transporte intermodal e sustentável, que atualmente trabalha em conjunto com a Associação Internacional de Transportes Públicos (UITP) e o setor privado no desenvolvimento de mais de 50 projetos tecnológicos inteligentes.
Além disso, está executando um projeto de Big Data/Business Intelligence, baseado na construção de uma plataforma com capacidade analítica, de geoposicionamento, prospectiva e de tomada de decisão, que melhorará a gestão do transporte público na região.
Por outro lado, em 2021 apresentou o modelo de estação 4.0 do Metro de Madrid, instalado na estação Gran Vía. Nela existem máquinas de venda automática de bilhetes de transporte (METTA) de última geração que pretende estender a outras 173 estações na rede no plano de aperfeiçoamento tecnológico que terá início este ano e se estenderá até 2029.
Estas máquinas possuem telas grandes, oferecem a possibilidade de pagamento sem contato e melhoram o design da interface. Além disso, integram uma câmera para permitir o acesso ao atendimento via videochamada e possuem tela de alta definição de 42 polegadas.