A Oficina Virtual de Tributos (Gabinete Fiscal Virtual, em tradução livre) abriu dia 15 de março e, desde então, milhares de pessoas têm conseguido pagar alguns dos seus impostos com apenas alguns cliques no seu smartphone. Embora esteja funcionando há apenas duas semanas, a Comunidade de Madrid apresentou este domingo a sua nova ferramenta que facilita e simplifica a gestão de vários modelos de autoavaliação. Não é mais necessário baixar um programa de ajuda ou importar arquivos para preencher os formulários. O processo pode ser feito com um celular.
Desde que o Ministério da Economia, Finanças e Emprego lançou o novo gabinete, instalado no site da Administração regional, recebeu cerca de 19 mil interações de utilizadores que submeteram as suas autoavaliações de forma mais ágil e simples. A plataforma visa “facilitar a vida dos madrilenhos, em linha com outras medidas que temos implementado ao longo da legislatura, para modernizar a administração e aproximá-la dos cidadãos”, disse o ministro do ramo, Javier Fernández.
A partir de agora, os próprios contribuintes (e pessoas ou entidades autorizadas) podem realizar os procedimentos de autoliquidação correspondentes a Transferências Patrimoniais, Atos Jurídicos Documentados e Heranças e Doações. Basta entrar no portal institucional da Comunidade de Madrid e preencher o modelo de apresentação correspondente a cada um dos impostos.
E se você necessita de ajuda para a saúde fiscal da sua empresa ou se você é pessoa física e necessita assessoria para assuntos de fiscalidade, conte conosco!