A Comunidade de Madrid solicitou formalmente ao Ministério da Saúde quarentenas de 10 dias para viajantes nacionais e residentes da Espanha, do Brasil e da África do Sul devido às cepas do Covid-19. O pedido foi feito pelo ministro da Saúde da Comunidade de Madrid, Enrique Ruiz Escudero, em carta enviada à ministra da Saúde, Carolina Darias.
“Num momento como o atual, em que os números diários mostram esta diminuição, é importante agir, e o mais rapidamente possível, face às novas variantes que, infelizmente, já chegaram ao país. “, enfatizou Escudero.
Em dezembro, a Comunidade de Madrid solicitou insistentemente ao Governo da Espanha que suspendesse os voos com o Reino Unido, devido à altíssima capacidade de contágio da cepa britânica. A resposta demorou a chegar e hoje esta variante tem uma presença média de 20% na capital, chegando a 50% em amostras específicas de algumas áreas.
Em janeiro, acrescenta, foi pedido a suspensão dos voos com o Brasil e a África do Sul devido às novas cepas do coronavírus detectadas nesses países, que também se caracterizam pelo alto grau de transmissibilidade. Depois de não aceitar a reclamação do Governo presidido por Isabel Diaz Ayuso, o Governo nacional estabeleceu medidas excepcionais para limitar os voos entre a República Federativa do Brasil e a República da África do Sul e os aeroportos espanhóis.
Especificamente, foi pedida uma quarentena obrigatória de 10 dias para os espanhóis ou residentes na Espanha que chegam em nosso país vindos do Brasil ou da África do Sul. Considerando que esta quarentena deve ser feita na comunidade autônoma em que a pessoa reside, como uma medida adequada e proporcional à gravidade da situação da pandemia.