Faz pouco tempo que anunciamos aqui no site que a Renfe iria oferecer algumas gratuidades aos seus usuários. Hoje temos a informação que mais de 300.000 pessoas se inscreveram através dos diferentes canais da Renfe para obter assinaturas gratuitas para passageiros recorrentes de Cercanías e Media Distancia e descontos em Avant, segundo a ministra de Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Sánchez.
A partir desta quarta-feira todos esses usuários poderão obter essas assinaturas gratuitas para começar a usá-las em 1º de setembro e até o final do ano. Para uma família com dois filhos que tem que se mudar da periferia de uma cidade, a poupança pode chegar a 150 euros por mês em Madrid, em Barcelona pode ser “cerca de 750 euros por mês”, e em cidades como Sevilha e Valência até 250 euros por mês.
Os viajantes podem encontrar toda a informação em ‘www.renfe.com’, onde é explicado passo a passo o procedimento para obter este novo bilhete multi-viagem gratuito, bem como as suas condições de utilização.
Para adquirir a assinatura, embora gratuita, será necessário depositar uma caução de 10 euros por cada núcleo Cercanías e Rodalies, e 20 euros por cada serviço de Média Distância Convencional. Para a devolução do depósito, é necessário manter o código QR durante todo o seu período de validade.
O pagamento com cartão permitirá que a devolução dos depósitos seja feita automaticamente (uma vez encerrado o prazo de validade) cumprindo as condições, ou seja, realizando 16 viagens nestes quatro meses.
Os passes são aplicados nas rotas Madrid-Palencia; Madrid-Zamora; Leão-Valladolid; León-Palência; Burgos-Madri; Burgos-Valladolid; Ourense-Zamora; Palência-Valladolid; Huesca-Zaragoza; Leão-Segóvia; Segóvia-Zamora; Palencia-Segovia e Medina del Campo-Zamora.