PARTE 1
Uma das etapas mais importantes na venda de uma casa é definir o preço. Existem várias formas de fazer avaliações gratuitas, tanto on-line como presencial, nas quais se obtém uma faixa de preço, ou seja, um valor mínimo e um valor máximo pelo qual a casa pode ser vendida.
Mas como o proprietário pode escolher o preço de primeira venda de sua casa?
Em geral, é possível escolher o preço justo, mas existem algumas estratégias que podem ajudar a melhorar a lucratividade da venda:
1) Comece com um preço um pouco mais alto para testar o mercado.
A estratégia que os corretores de imóveis costumam utilizar é escolher um preço, ligeiramente, superior ao valor médio estimado pelas avaliações. Por exemplo, se depois de fazer muitas avaliações da casa se conclui que o seu preço de mercado varia entre 150.000 e 200.000 euros, o lógico seria escolher um preço inicial de 175.000 euros. No entanto, é comum escolher um preço um pouco mais alto para ver como os compradores respondem.
Continuando com o exemplo, o preço poderia ser editado a 190.000 euros. Posteriormente, deve-se elevar se são recebidas visitas ou solicitações de informações. Se não forem recebidos, significa que o preço é muito alto em relação ao que os compradores estão dispostos a pagar e, portanto, o vendedor será obrigado a baixar o preço, gradativamente, até que o interesse dos compradores seja despertado.
Pelo contrário, se forem recebidas algumas visitas ou pedidos de informação, o preço pode ser preservado, porque existe aprobabilidade de venda a esse valor. Dessa forma, o vendedor poderia obter um rendimento superior ao que teria obtido, se publicasse a sua casa a 175.000 euros desde o início.
Fonte: El Economista