Além das três, o El Corte Inglés, Zara, Estrella Damm, San Miguel, Mapfre, Dia e Movistar estão entre as dez empresas espanholas que mais vão aumentar a sua cota de mercado em 2021, de acordo com um relatório elaborado pela Brand Finance.
A empresa de consultoria criou um modelo chamado BrandBeta para prever o crescimento das vendas como resultado do valor e do reconhecimento da marca a longo prazo. O cálculo é feito através do processo de análise de regressão estatística onde se estuda a relação entre os atributos da marca, familiaridade, relevância e o impacto no mercado.
O resultado da análise sugere que a relação entre familiaridade e relevância explica mais de 80% das variações da participação de mercado entre as categorias contempladas no estudo.
A familiaridade corresponde a cerca de 60% da variação da participação, enquanto a relevância é de aproximadamente 40%. O BrandBeta combina as duas medidas em uma proporção de 60:40. Essa combinação cria uma pontuação de 10 que uma análise posterior mostra que pode ser usada para prever o crescimento da participação de mercado de qualquer marca e em qualquer setor.
O Mercadona tem melhorado seus resultados ano após ano, durante décadas, e conquistou participação de mercado. As vendas de 2019 foram de 25.500 milhões de euros, 5% mais que em 2018. A empresa tem uma pontuação BrandBeta de 9,4 em 10, ocupando a segunda posição apenas superada pelo Google.
A empresa valenciana compartilha uma pontuação de 9,4 com os Correos, que é a número 1 para os espanhóis em serviços de logística. O relatório destaca que a operadora postal espanhola tem um ambicioso plano estratégico para ser capaz de lançar a marca contra concorrentes como a Amazon, faltando apenas acumular um histórico positivo de bons resultados para ir a público.