Separamos as principais informações sobre ingresso e modalidades de mestrado na Espanha. Leia o artigo e tire suas dúvidas!
Se você já concluiu a graduação no Brasil e deseja turbinar o seu currículo realizando um mestrado no exterior, saiba que o seu sonho pode se tornar real mais rápido do que você pensa. O processo de seleção desse tipo de ensino nas universidades espanholas costuma ser mais simples do que no Brasil. E a qualidade do ensino supera expectativas!
Os cursos de mestrado na Espanha costumam iniciar em dois períodos ao ano, fevereiro e março/ setembro e outubro. Mas as seleções costumam iniciar cerca de seis meses antes. Elas podem variar de acordo com a instituição de ensino, mas geralmente os documentos solicitados são:
-
Currículo atualizado;
-
Cópia do diploma da graduação; (devidamente legalizado com apostila de haia e tradução juramentada ao espanhol)
-
Carta de motivação;
-
Cartas de recomendação de ao menos dois professores da universidade onde o estudante se formou.
Todos os documentos devem ser traduzidos no idioma espanhol, é claro.
Ao ser aceito na seleção, o candidato recebe uma “carta de aceite”, que será fundamental para que ele dê entrada no visto de estudante, já que passará mais de 3 meses no país.
Modalidades do mestrado
Na Espanha, o mestrado possui duas modalidades: Máster Oficial e Máster Próprio. O primeiro, também conhecido como Máster Universitário, é o mais semelhante ao mestrado brasileiro e pode ser reconhecido no Brasil. Caso queira ingressar em um doutorado, o estudante deve optar por essa modalidade de mestrado.
Já o Máster Próprio corresponde ao MBA do Brasil. Ou seja, possui uma linha mais profissional e menos acadêmica e não permite o ingresso ao doutorado.
Como escolher a universidade ideal?
O Instituto Valenciano de Investigação Econômica (IVIE), em parceria com a Fundação BBVA, elabora anualmente um ranking das melhores universidades da Espanha. Na pesquisa, são apontados os principais requisitos para se buscar em uma instituição de ensino de qualidade:
-
Desempenho das atividades docentes;
-
Desenvolvimento tecnológico;
-
Questões de inovação e investigação.
A Espanha Fácil tem como parceira a Universidad Nebrija, considerada a TOP 5 da Espanha e TOP 25 em toda a Europa, de acordo com a Global Ranking CEO Magazine. A instituição oferece um ensino de qualidade, que garante a empregabilidade dos seus estudantes, destacando seus currículos e preparando-os mais ainda para o mercado de trabalho.
E com a Espanha Fácil, o processo de ingresso se torna mais rápido e sem burocracia. Nós estamos prontos para transformar a sua vida profissional e acadêmica. Entre em contato conosco!
2 respostas
Bom dia. Fiz um master intitulado Estudios Europeo e Derechos Humanos, em Espanha em 1994.
Nunca consegui reconhecê-lo em Portugal. Em 2023 por necessidades profissionais e sabendo que teria havido alterações com o Real Decreto 822/2021, ao ensino universitário da Espanha, entrei em contato com a Universidade, que respondeu:
“Los estatutos de la Universidad contemplan en el artículo 80.1 la posibilidad de impartir estudios no homologables de carácter regular y ordinario denominados Títulos propios.
Es el caso del Máster en Comunidades Europeas y Derechos Humanos. Estos Títulos propios están contemplados en la Ley Orgánica 6/2001 de 21 de diciembre, de Universidades en su articula 345.3.
La superación de estos estudios dará derecho, en su caso, a la obtención del correspondiente título, diploma o certificado otorgado por la Universidad, aunque carecerán de los efectos académicos y de la habilitación para el ejercicio profesional que la legislación vigente otorga a los títulos homologados oficialmente.
Para acceder a dicho Máster los alumnos tienen que ser titulados superiores.
Dicho título no tiene carácter oficial.”.
Insisti que nunca informaram que era título próprio e as turmas eram de espanhóis e Portugueses. O diploma também não menciona tal facto. Responderam:
“El título tiene la validez que le otorga la Universidad, como Título Propio de la Universidad, igual que otras Universidades imparten títulos Propios y Títulos Oficiales, nosotros los impartimos también, especificando siempre el carácter que tienen, Oficial o Propio.
Lamento que tenga tantos problemas para que le reconozcan el título en Portugal, Es un problema que genera quien lo tiene que valorar, no un problema achacable a la Universidad que lo impartiu.”
O diploma nunca passou de um papel sem valor no meu curriculum uma vez que nunca o incluem nem para contagem de horas de formação (que são 400 mais tesina de maestrado).
Poderão ajudar no sentido de tentar pelo menos que seja reconhecido como Título de especialização ou Mestrado Profissional reconhecido em Espanha e em Portugal, ou que tenha algum valor como formação avançada?.
E como deverei proceder então em Espanha e Portugal?
Obrigada
Bom dia Sra.🙂
Para mais informações e uma análise detalhada do seu caso, recomendo entrar em contato conosco pelo WhatsApp através do link: https://www.espanhafacil.com/wa-blog
Muito obrigada!