Com recém completados 100 anos de inauguração, o metrô de Madri é um dos melhores e maiores do mundo com 302 estações em 12 linhas e 283,8 quilômetros de extensão. Agora, já imaginou jogar um jogo de tabuleiro em que o objetivo é como na vida real: ir de ponto a ponto da cidade no menor tempo possível?!
Foi o que Dario Palmieri, morador de Madri de 35 anos, nativo da Itália, desenvolveu! Mad.Ride tem um tabuleiro com o desenho das linhas do metrô adaptadas para os propósitos do jogo e esconde dificuldades, oportunidades e estratégias para acelerar o caminho e desacelerar os adversários.
Palmieri diz que para desenvolver do zero um jogo de tabuleiro sobre transporte público, era preciso haver paixão e disposição para muito trabalho: “Sempre fui muito gamer, na casa dos meus pais na Itália temos muitos jogos de tabuleiro. Quando eu trabalhava em uma consultoria para otimizar a operação de sistemas de transporte público, comecei a imaginar como poderia transformar os problemas que enfrentávamos em um jogo”.
As variáveis que determinam a mobilidade em uma cidade – engarrafamentos, chuva ou um batedor de carteira que rouba a carteira de motorista – são cartas de oportunidades ou incidentes. Assim, ter o cartão do passe de transporte permite que você se locomova de metrô sem gastar o limitado orçamento disponível, mas ao sacá-lo na “hora do rush”, as opções de usar bicicleta ou carro elétrico não estarão mais disponíveis.
A magia do jogo está na estratégia, afirma seu criador. “É muito dinâmico porque os turnos são curtos e, como a missão é muito simples, o mais importante é tentar descobrir o objetivo dos outros para sabotá-los lançando incidentes sobre eles.”
Os exemplares da tiragem inicial já estão à venda nas redes sociais Facebook e Instagram de Mad.Ride e custam entre 24 e 27 euros dependendo da edição. Que tal dar um presente divertido como esse para alguém neste Natal?