O Centro de Competência, criado por meio de um convênio de colaboração entre o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação (MAPA), a Universidade de Córdoba e a Universidade Politécnica de Madri, abriu o período de inscrição para 8 cursos de formação digital para o setor agroalimentar e rural,previsto para 2021. As inscrições terminam no dia 27 de setembro, e os cursos serão ministrados a partir de outubro.
Essa ação de formação mista, não regulamentada, faz parte do segundo Plano de Ação 2021-2023, da Estratégia de Digitalização do Setor Agroalimentar e Florestal e do Meio Rural do MAPA.
Um dos objetivos desse plano é reduzir a lacuna na adoção de tecnologias digitais no setor. Isso implica a necessidade de um esforço de formação, para fazer da tecnologia um instrumento útil para os profissionais do setor, que requerem novas competências e novas abordagens para melhorar a sua formação e a troca de conhecimentos em temas inovadores.
Entre essas novas abordagens está a formação contínua,não regulamentada, orientada para a aprendizagem,baseada na prática e no empreendedorismo, que combina aulas presenciais (se a situação de saúde o permitir) com tutoriais on-line, que serão ministrados no Centro de Competência. Os cursos foram concebidos para reforçar o papel de determinados agentes do setor, que atuam e têm uma abordagem de formação e uma consideração especial na participação de jovens e mulheres.
Com essa ação, o MAPA busca promover a transformação digital do setor agroalimentar e do meio rural, combatendo a exclusão digital por meio da formação. Cada aluno poderá receber, no máximo, 2 disciplinas das 8 oferecidas no programa de treinamento. A solicitação pode ser feita pelo site centrocompetencias.mapa.es.
Fonte: Gobierno de España