Confira as novas instruções para preenchimento do formulário!
Após alguns anos sem qualquer modificação, o Boletín Oficial del Estado publicou novas instruções para o preenchimento do formulário para pedido de nacionalidade espanhola por residência, que incluem novas informações que anteriormente não eram exigidas.
Lembrando que o formulário citado é o documento que deverá ser anexado juntamente com o restante dos documentos exigidos e enviados ao Ministério da Justiça espanhol.
Instruções para preenchimento correto do formulário:
Observações gerais:
- O documento deve ser digitalizado ou em letras maiúsculas , sem emendas ou rasuras.
- Não escreva nos espaços correspondentes às caixas pontilhadas no início.
Especificações:
Dados do solicitante:
- Preencha os campos estabelecidos com os dados do interessado em obter a nacionalidade por residência. Número de Suporte (TIE): Se o seu documento for um cartão estrangeiro, o número de suporte aparece na frente e é composto por 8 dígitos provenientes da letra E. Se você tiver menos que esses números, terá que preenchê-lo à esquerda com o número 0. Se o seu documento for uma autorização de residência, o número de suporte também aparece na frente e é composto por 8 dígitos precedidos pela letra E. Se tiver menos que esses 8 números, terá de preencher à esquerda com o número 0. Se o documento for uma certidão de registo de cidadão da União, há um número no documento, escreva esse número precedido da letra “C”. Se este número tiver menos de 8 dígitos, pode ser completado com zeros à esquerda.
- Nacionalidades isentas de DELE: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela .
- Os campos «Filho de» e «E de» serão utilizados para indicar os nomes dos pais.
Endereço para notificações:
- Nacionalidades isentas de DELE: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
- Os campos «Filho de» e «E de» serão utilizados para indicar os nomes dos pais.
Dados do representante legal:
- Os campos serão preenchidos com os dados de contato do representante legal, que deverá ser pessoa física.
Dados do representante com mandato ou procuração:
- Recheio igual ao anterior.
- As pessoas que atuarem em nome do interessado no exercício de atividade que exija registro obrigatório serão obrigadas a se relacionar com o Ministério da Justiça por meio eletrônico.
Endereço de notificação:
- Assinale com um “X” o quadrado correspondente ao destinatário da notificação.
- Marque com um «X» a modalidade de notificação. Você precisará selecionar uma das duas opções.
- Em caso de consentimento para notificações eletrônicas, para acessar o conteúdo do documento é necessário ter um sistema de autenticação Clave através de Certificado Digital ou DNI eletrônico, Código PIN ou Código Permanente, associado ao DNI/NIE do pessoa listada como o destinatário das notificações. Também é conveniente que preencha a secção “e-mail” para ter a possibilidade de lhe enviar um aviso (meramente informativo) quando tiver uma notificação pendente.
Situação do interessado:
- Marque com um «X» a situação correspondente.
- Caso geral: pessoas que residam legalmente na Espanha há 10 anos.
- Prazo reduzido de dois anos previsto no artigo 22.1 do Código Civil (dois anos para nacionais de origem ibero-americana, Andorra, Filipinas, Guiné Equatorial, Portugal ou Sefardita).
- Nascidos em território espanhol: pessoas nascidas em território espanhol que tenham residido legal, contínua e imediatamente antes do pedido de pelo menos um ano de residência na Espanha.
- Aqueles que não exerceram oportunamente o poder de opção: que preencham o requisito de pelo menos um ano de residência na Espanha, legal, contínuo e imediatamente anterior ao pedido e tenham sido incluídos em um dos seguintes casos sem ter exercido o poder optar: – que a determinação da filiação ou nascimento na Espanha tenha ocorrido após a idade de dezoito anos, – que tenha sido adotada por um espanhol maior de 18 anos, – que esteja ou tenha estado sujeito ao poder pátria de um espanhol ou seu pai ou mãe eram de origem espanhola e nascidos na Espanha e não exerceram o direito de opção a partir dos 20 anos. Devem também cumprir os requisitos de boa conduta cívica e um grau suficiente de integração.
- Pessoas que estiveram sob tutela, tutela ou cuidado não provisório por um cidadão ou instituição espanhola por dois anos consecutivos. Também exigirá pelo menos um ano de residência legal na Espanha, contínua e imediatamente antes do pedido.
- Casado com um espanhol: pessoas que no momento da solicitação estejam casadas com um espanhol por um ano e não estejam separadas legalmente ou de fato. Será necessário pelo menos um ano de residência legal, contínua e imediata na Espanha antes da solicitação.
- Viúvo espanhol: viúvo ou viúvo espanhol, se à morte do cônjuge não houve separação legal ou de fato. Será necessário pelo menos um ano de residência legal, contínua e imediata na Espanha antes da solicitação.
- Descendente de espanhol: nascido fora da Espanha de pai ou mãe, avô ou avó, que eram originalmente espanhóis . Será necessário pelo menos um ano de residência legal, contínua e imediata na Espanha antes da solicitação.
- Refugiados ou apátridas: aqueles que obtiveram o status de refugiado, para os quais é exigido um período de 5 anos de residência, ou apátridas, que deverão ter um prazo geral de 10 anos de residência legal, contínuos e imediatamente anteriores ao pedido.
Verificação automática de dados:
- O procedimento de oposição expressa e fundamentada pode ser exercido por escrito à Subdireção-Geral da Nacionalidade e Estado Civil, Plaza Jacinto Benavente, 3, 28012, Madrid, indicando: Nome, DNI/NIE, dados para os quais a oposição exige consulta e justificação fundamentada da referida oposição.
Atribuição de nome e sobrenome:
- Preencha o campo estabelecido com o nome e o sobrenome correspondente com o qual você será registrado no Registro Civil no caso de obter a nacionalidade espanhola.
Documentação necessária:
- Esta seção especifica a documentação adicional que deve ser fornecida ao arquivo de nacionalidade espanhola em cada um dos casos.
Ficou com alguma dúvida? Estamos disponíveis para te ajudar no que for preciso. Fale conosco! 😉