Recentemente o Ministério da Justiça na Espanha atualizou os dados estatísticos sobre as resoluções dos expedientes de Nacionalidade Espanhola até 30 de setembro de 2022. Pode-se observar o processamento de todos os Expedientes de Nacionalidade Espanhola administrados pelo Ministério da Justiça nos últimos anos. A novidade agora é que aparecem os dados estatísticos correspondentes aos pedidos efetuados até dia 30 de setembro de 2022. O relatório aponta dados de nacionalidade por residência e também nacionalidade para sefarditas.
Veja abaixo os dados que extraímos deste relatório:
Observamos que até setembro de 2022, foram recebidos um total de 119.787 pedidos de nacionalidade espanhola por residência. Quanto às concessões, foram emitidas 69.135 ao longo destes primeiros nove meses e notificadas 5.607 recusas de nacionalidade espanhola por residência, enquanto um total de 645 pedidos foram aquivados. Além disso, 60 resoluções de concessão foram emitidas por conta de Recurso Administrativo Contencioso de Nacionalidade.
Dados sobre os arquivos de resolução por ano de entrada e procedimento também foram emitidos. Esses números podem ser vistos na tabela a seguir:
Vemos que o Ministério da Justiça ainda tem 283.415 casos de nacionalidade espanhola por residência não resolvida. Relembramos que desde agosto de 2022 o Ministério lançou uma aplicação interna para agilizar os processos de nacionalidade espanhola por residência. Abaixo dados sobre a Nacionalidade Espanhola para Sefardistas originário da Espanha pela lei 12/2015 de 24 de Junho:
Se você deseja solicitar sua nacionalidade, entre em contato conosco. Se você já entrou e precisa recorrer ao recurso contencioso administrativo, nossa equipe também está preparada para te ajudar.