A Comunidade de Madri anunciou nesta segunda-feira (19) o plano da “Consejería de Sanidad” sobre o sistema para permitir que os maiores de 75 anos agendem um horário para se vacinarem sem que precisem esperar que os chamem. Entretanto, foi reforçado que os centros de saúde continuarão a ligar para os usuários que não escolherem essa opção, para completar a imunização nessa faixa etária. No próximo final de semana seguirão com a vacinação da Pfizer em idosos entre 70 e 74 anos nos três postos de vacinação em massa e, quatro hospitais da capital. Sete hospitais da região metropolitana concluirão a administração de um pequeno estoque de 4.800 doses de AstraZeneca pendentes de inoculação.
Esse novo sistema de atendimento telefônico, articulado pela Gerência de Atenção Básica, visa facilitar e agilizar a vacinação desse grupo populacional. Especificamente, assim que o cidadão entrar em contato com seu posto de saúde por telefone, será acionada uma locução que o informará que pode solicitar a consulta para a primeira dose da vacina contra COVID-19 em seu posto de saúde, ativando a opção 0 no teclado do seu telefone ou verbalmente.
Uma vez verificada a idade do usuário e, de acordo com a disponibilidade das agendas do posto de saúde, será feito o agendamento para receber a vacina.
A população geral vem sendo convocada por SMS interativo e/ou telefonema.
Fonte: Consejería de Sanidad – Comunidad de Madrid