O Ministério da Saúde lembra a população da importância da doação de sangue também no verão. É justamente nessa época do ano que as reservas caem mais e é preciso destacar que para continuar salvando vidas são necessárias doações.
O Ministério informa que ter sido vacinado contra a SARS-CoV-2, com qualquer uma das vacinas que estão sendo utilizadas atualmente na Espanha, não representa nenhum impedimento para a doação de sangue. Todas as vacinas cumprem as condições para que as pessoas sejam doadoras, desde que gozem de boa saúde.
Além disso, os pontos de doação estão seguros contra a covid-19, uma vez que os centros tomaram as providências necessárias para isso. Todas as informações sobre como e onde doar podem ser encontradas no link: https://www.mscbs.gob.es/profesionales/saludPublica/medicinaTransfusional/donarsangre.htm
Um total de 1.097.070 pessoas doaram sangue na Espanha durante 2020, o que representa 4% dos cidadãos com idade entre 18 e 65 anos. Destes mais de um milhão de doadores, 15% deles (160.383) doaram pela primeira vez.O número total de doações no ano passado foi de aproximadamente 1.632.447. Graças à solidariedade de todos esses doadores, foram realizadas 1.804.500 transfusões e mais de 447.000 pacientes tratados.
Por fim, o Ministério da Saúde lembra que os hospitais precisam de sangue todos os dias e incentiva os cidadãos em boa saúde a se aproximarem dos pontos que cada comunidade autônoma estabeleceu para doar.
Fonte: Gobierno de España