A Espanha está se libertando aos poucos de restrições, graças a evolução epidemiológica favorável e com mais de 77% da população vacinada contra o Covid-19. Porém, a decisão sobre o uso da máscara está pendente. A Ministra da Saúde, Carolina Darias, garantiu que já existe legislação que permite tirar a máscara em espaços abertos, com distância de um metro e meio, mas, em ambientes fechados, deve-se continuarusando. O outono está chegando, a gripe está chegando, e ainda não se sabe como os vírus respiratórios virão. A chefe da Saúde evitou colocar uma data específica, embora tenha insinuado que não parece provável que o fim dessa medida ocorra antes da próxima primavera.
Na comunidade valenciana, o novo protocolo para a celebração das famosas “Fallas” foi publicado, na última quinta-feira (7), pela Secretaria Autonoma de Saúde Pública e mantém a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre tanto para os “falleiros” como para o público, bem como a distância de segurança na oferta de flores e desfiles. Da mesma forma, cada comissão deve manter a figura do Coordenador da Covid, para aplicar os regulamentos de saúde e, em caso de ausência, outra pessoa deve ser responsável por supervisionar o cumprimento das medidas.
Em território nacional, este fim de semana se depara com meio país livre de todas as restrições, do qual mais de 21 milhões de pessoas são libertadas, já que todas as medidas,que estavam em vigor para conter a pandemia, foram eliminadas em oito comunidades autônomas Covid-19, incluindo a proibição de dançar em discotecas.
A incidência acumulada, na última sexta-feira (8), foi de 48,1 casos por 100 mil habitantes em 14 dias, a menor desde julho de 2020. Portanto, a Espanha já se encontra em situação de baixo risco de transmissão.
Astúrias, Castela-La Mancha, Castela e Leão, Comunidade Valenciana, Extremadura, Madrid, Navarra e País Basco são as oito regiões que já concluíram o processo de desaceleração,iniciado há poucos meses.
Fonte: La Razón