A Ministra dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Sánchez, adiantou que, após a aprovação dos Orçamentos Gerais do Estado 2022, o Ministério concede à Catalunha cerca de 3.000 milhões de euros, tornando-a a Comunidade que recebe a maior dotação.
São orçamentos históricos para recuperação econômica, infraestrutura, serviços, mobilidade e habitação.
O responsável pelos Transportes afirma que o Governo está absolutamente empenhado no desenvolvimento da Catalunha, para que volte a ser o motor de transformação de que o país necessita, recuperando toda a sua musculatura industrial, capacidade exportadora, força empresarial e riqueza social.
Vale lembrar que, também, está sendo trabalhada a promoção da Agenda Urbana, que deve transformar cidades que são o primeiro campo de batalha pela sustentabilidade. A área a partir da qual devemos combater as desigualdades econômicas e sociais e a emergência climática que enfrentamos.
Defendendo que o progresso deve chegar a todos, a ministra informou que a aspiração é ao desenvolvimento econômico policêntrico, que deve ter a sua contrapartida institucional, dando passos decisivos para alcançar a coesão, incluindo a territorialização dos centros de decisão e organismos da Administração Geral do Estado.
Fonte: La Moncloa