O Conselho de Ministros aprovou a atualização e modernização dos requisitos e procedimentos dos pedidos de reconhecimento, solicitação, revalidação e equivalência de títulos de estrangeiros através de um decreto que entrará em vigor após a sua publicação no Boletim Oficial do Estado.
Atualizar, modernizar e agilizar: o principal objetivo
O objetivo fundamental deste novo decreto é atualizar, modernizar, organizar as condições, requisitos e procedimentos de reconhecimento dos títulos universitários obtidos nos sistemas educativo estrangeiro.
Atualmente existem 2 procedimentos que compõem o grosso das candidaturas de diplomados estrangeiros que chegam a Espanha todos os anos: a homologação e a declaração de equivalência de diplomas estrangeiros. O novo RD tornará ambos os procedimentos caracterizados por sua eficiência e agilidade. Para isso, contam com um desenho organizacional mais ágil, o que implica na simplificação de procedimentos, acompanhada do uso intensivo de tecnologias digitais. Isso facilitará que o tempo de resolução não exceda seis meses.
Além disso, a qualquer momento, o interessado poderá verificar o status do processamento de sua solicitação, realizando todos os trâmites eletronicamente.
Entre as novidades mais relevantes desta nova RD está a criação do Comissão de Análise Técnica de Homologações e Declarações de Equivalência (CATHDE). Este formulará a proposta de resolução no prazo de 2 meses e poderá adotar medidas gerais. Será composto por treze pessoas (Três da Secretaria Geral das Universidades, dois da ANECA, quatro Reitores ou Diretores de Escolas Universitárias, quatro escolhidos entre professores universitários e serão renovados a cada 3 anos, nomeados com o acordo prévio do Conselho de Universidades).
A referida Comissão poderá solicitar relatórios sobre conhecimentos e habilidades da ANECA e de professores universitários ou pessoas especialistas na área profissional da licenciatura.
Além disso, não será necessária uma proposta da Comissão no caso de um diploma emitido por uma universidade de um país que faça parte do Espaço Europeu do Ensino Superior ou se houver uma medida geral.
Outra das principais novidades que são incorporadas é a digitalização dos procedimentos: assim, esta RD estabelece que todos os procedimentos de homologação e declaração de equivalências serão realizados eletronicamente. A solicitação, a documentação exigida e as comunicações e notificações serão efetuadas na sede eletrónica associada do Ministério das Universidades. As credenciais de homologação e os certificados de declaração de equivalência serão emitidos em formato eletrónico. Assim, alcançam-se as garantias técnicas que facilitam um processo e também a certeza para que as pessoas possam acompanhar o seu processo de forma ágil, rápida e, sobretudo, fácil, pois podem fazê-lo a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet.
Por último, assumiu-se o compromisso de reduzir o prazo de resolução do procedimento -máximo de 6 meses-. A norma estabelece prazos máximos para cada trâmite do processo de homologação e declaração de equivalência, a serem resolvidas em no máximo 6 meses. Todo esse conjunto de medidas, tanto garantias tecnológicas, quanto compromissos en velocidade do processo fazem com que esses trâmites administrativos atingem tantas pessoas que possam ser solucionados em um curto espaço de tempo.
Em casos específicos, como os que se referem a beneficiários de proteção internacional devido ao afluxo maciço de pessoas deslocadas (no caso de ucranianos), o procedimento será agilizado e a documentação exigida poderá ser substituída por uma declaração de responsabilidade.
Em suma, esta nova RD, que substitui a norma anterior, determina como uma das soluções jurídicas que muitas pessoas e grupos há muito reclamam deste governo que se tem empenhado e escutado tanto os diferentes problemas como as propostas de soluções para isso.
6 respostas
Obrigada pela matéria, muito boa e uma boa notícia. E sabem sobre os processos de homologação que já estão abertos? Serão agilizados ou temos que entrar de novo com o processo todo para receber uma resposta do governo?
Olá Cristine, bom dia!
Agradecemos o teu contato.
Já foi enviada as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Que notícia boa. Vocês avisam quando for publicada na BOE?
Olá Mayra, boa tarde!
Já te respondemos por e-mail.
Atenciosamente,
Bom dia!
muito obrigado pela informação. queria saber como será abordado a situação das pessoas que já deram entrada no processo de equivalência.
Olá Leibniz, boa tarde!
Já te respondemos por e-mail.
Atenciosamente,