As restrições impostas no enfrentamento da doença foram flexibilizadas e países da Europa decidem tratar a situação como uma “endemia”. Leia a matéria e entenda melhor!
Durante encontro da União Europeia realizado na última semana em Lyon, na França, a Ministra da Saúde espanhola Carolina Darias defendeu que “a pandemia tem cada vez mais características de endemia e, portanto, temos de avançar para um novo modelo de vigilância”. A obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre foi retirada e as regras sanitárias vêm sendo reduzidas gradativamente.
Desde o fim janeiro, o governo espanhol liberou a entrada em bares e restaurantes sem qualquer restrição – incluindo comprovação de vacinação, que não é mais necessária. Além disso, também foram liberados sem restrições os encontros de até 10 pessoas em ambientes fechados.
Espera-se que, em conjunto com o conselho de ministros europeus dos Negócios Estrangeiros e Saúde e os intensos estudos científicos realizados sobre a Covid-19, seja estabelecida uma evolução no que diz respeito ao tratamento da pandemia não só na Espanha, mas em outros países da Europa. A decisão vem após a baixa na onda da variante Ômicron no território europeu.
Lembrando que o termo endemia se refere a uma doença infecciosa de incidência comum e significativa que afeta determinada região, e está relacionado com um tipo de vírus com o qual a população deve aprender a conviver, com as devidas medidas de prevenção, mas deixando de tratar a situação como uma emergência de saúde.
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Estamos disponíveis para lhe orientar no que for preciso. 😉