A Comunidade de Madrid inicia nesta semana as obras de modernização da estação de metrô Cuatro Caminos. As obras, que têm um investimento superior a 5 milhões de euros, serão executadas no prazo de oito meses e não afetarão a prestação do serviço, pelo que permanecerá em funcionamento durante o decorrer das mudanças. Esta ação insere-se no Plano de Modernização para renovar 33 das estações mais antigas da rede, graças a um investimento de 89 milhões de euros.
As obras, que decorrerão no átrio principal e nos corredores de distribuição das linhas 1 e 2, visam substituir os revestimentos, instalações e tecnologia obsoleta, situados nas plataformas e respectivas entradas, por outros materiais e equipamentos mais atuais. Isso facilitará os trabalhos de manutenção e melhorará a funcionalidade das instalações da estação Cuatro Caminos.
Dessa forma, a rede de drenagem e saneamento da estação será ampliada com novos sistemas de impermeabilização e serão instalados novos condutos elétricos. Os espaços também serão equipados com móveis novos e as paredes e pisos seguirão os mesmos critérios das demais estações.
A renovação dos acabamentos e das instalações implicará, por sua vez, um aumento do número de intercomunicadores e elementos que melhorem o acesso para pessoas com deficiência na estação. Da mesma forma, o sistema de som será aprimorado e novos sistemas de sinalização digital serão instalados, entre outras medidas.
As obras envolvem também a melhoria dos sistemas de controle das salas técnicas, bem como dos processos de comunicação e telegestão. É o caso das instalações dos poços pluviais e da remodelação das cabines das plataformas, o que resultará na melhoria do funcionamento do serviço suburbano.
Nesta estação já foram realizadas outras obras de modernização, na área da linha 6, bem como a instalação de seis novos elevadores. Cuatro Caminos é uma das oito estações do primeiro trecho do metrô (Sol-Cuatro Caminos) inaugurada em 17 de outubro de 1919, por Alfonso XIII.