Morar no Exterior não é fácil, além de todo o tempo e dinheiro investido no processo o imigrante tem que encarar toda a burocracia do processo de adaptação ao novo país. A comunidade de Madrid exige que o imigrante participe de módulos de um programa para obter relatórios que são necessários durante o processo de imigração na Espanha que são indispensáveis.
A criação do modulo“Conheça suas leis”foi feita pensando em oferecer conhecimentos sobre a sociedade espanhola para facilitar a integração do estrangeiro ao país. Os Centros de Participação e Integração de Imigrantes oferecem gratuitamente o serviço e ao concluir os módulos, estrangeiro pode usá-lo na solicitação da autorização de residência temporária, assim como renovações e outros serviços.
Os relatórios de integração são documentos necessários para processar autorizações administrativas e outros procedimentos como moradia e emprego. Os mesmos são exigidos para quem deseja renovar a autorização de residência ou comprovar enraizamento. A partir de agora, o estrangeiro que necessita realizar a renovação com o Relatório de esforço de integração, precisará realizar o módulo “Conheça Suas Leis” nos Centros de participação e Integração de Imigrantes (CEPIs).
Ao final do módulo, o participante receberá um diploma necessário para os procedimentos de imigração. Para obtenção do mesmo, o participante deverá ter completados quatro módulos do programa. Dentre os conteúdos dos módulos estão: o quadro constitucional espanhol, ferramentas de acesso ao emprego, normas espanholas do estrangeiro e recursos para a integração do estrangeiro.
Destaca-se que adquirir conhecimentos sobre as sociedade e as leis que a estruturam facilitam a integração ao meio espanhol para beneficiar o imigrante a desenvolver-se em sociedade.
Além disso os CEPIs também oferecem informações, aconselhamentos jurídicos, empreendedorismo e diversos workshops. Os centros são abertos ao público e são livres, os módulos são oferecidos de forma gratuita a todos os estrangeiros que residem em Madri, e as inscrições podem ser feitas nos próprios centros de Integração.