Mudar de país sozinho já demanda bastante trabalho e atenção aos detalhes. Planejar uma nova vida em um novo país com a família pode ser ainda mais trabalhoso! No entanto, com o auxílio necessário e uma boa organização, a viagem e a adaptação ao novo lar podem ser facilitados.
Para quem pretende morar na Espanha e levar seus filhos menores de idade, o planejamento deve ser mais amplo. É comum em grandes cidades como Barcelona, por exemplo, serem organizadas por distritos, como grandes bairros com acesso a todos os serviços básicos como mercados, escolas hospitais, posto de polícia. As regiões são assim organizadas para facilitar o acesso e deslocamento dos espanhóis pela cidade, e repletas de atividades como bibliotecas, parques e museus.
Matricular os filhos em escolas é prático, por isso é bom ter em mente a região para que se pretende mudar e entrar em contato com as escolas locais para obter detalhes sobre a documentação requerida. O ano letivo geralmente se inicia em setembro, por isso é interessante também chegar no país com antecedência, tendo assim tempo suficiente para se adaptar aos costumes locais, clima, língua e conhecer bem as formas de transporte da cidade. Lembre-se que na região da Catalunha o idioma mais falado é naturalmente o catalão, além do espanhol. Ainda assim, solicite junto à escola a inscrição no aules d’acollida, que familiariza crianças e jovens com a língua antes e durante o período escolar.
Assim como os documentos providenciados para você mesmo, tenha sempre todos os documentos dos pequenos em mãos, bem como copias guardadas em local seguro. Estes documentos são essenciais para solicitar a autorização de residência, matricula nas escolas e quaisquer outros tramites junto ao governo espanhol. Para tramites de cidadania e outros tipos de visto, contate a equipe da Espanha Fácil, que está à disposição para esclarecer maiores duvidas e tornar a organização e tramitação de documentos mais rápida e prática para você e sua família!
Importante: Caso pretendam vir à Espanha com filhos que darão continuidade aos estudos é importante que contate com a Espanha Fácil para realizar alguns dos seguintes trâmites:
1 – Legalização e tradução juramentada na Espanha de documentos escolares. (último curso finalizado)
2 – Caso seja um tramite de convalidação para uma Universidade o documento comum a todas seria a ementa e o histórico escolar com detalhes de todas disciplinas realizadas. Da mesma forma deverá contatar com a Espanha Fácil para realizar a respectiva legalização e tradução juramentada ao Espanhol. (Importante contatar com à Universidade em questão haja vista que os documentos variam de Universidade à Universidade)
3 – Sempre é importante trazer a certidão de nascimento do menor. A Espanha Fácil também poderá realizar a respectiva legalização e tradução juramentada ao espanhol.
4 – Sempre recomendamos também realizar a homologação do último curso que realizou no Brasil ao equiparado em território espanhol. Como este tramite é lento recomendamos sempre dar início minimamente 1 ano antes de vir à Espanha, se for um curso superior ou técnico. Sendo um curso de nível médio, recomendamos dar entrada mínimo 6 meses antes de vir à Espanha.