Para quem está sempre em busca de novas chances de empreendedorismo no mercado, o exterior pode ser uma boa opção por vários motivos: impostos menos abusivos, boas taxas de juros e chance de retorno aumentada, por visar um público diferente. Atualmente, o país conta com políticas de incentivo para quem pretende investir ou abrir um negócio por lá – através de iniciativas e parcerias entre setores públicos e privados, diversas oportunidades vêm sendo oferecidas para o público estrangeiro. No entanto, é preciso ficar atento às regras para mudar de país – que não são as mesmas para todos caso o plano seja levar a família e o negócio juntos.
Um visto de investidor pode ser obtido de outras maneiras além da abertura de empresa. Ao comprar um imóvel ou mesmo investimentos significativos em entidades financeiras e empresas espanholas, já é possível adquirir este tipo de visto. Na abertura de empresa, uma série de requisitos deve ser preenchida para que isso ocorra sem maiores dificuldades, como: ter meios econômicos suficientes para alojamento no país, e não ser cidadão de nenhum outro país da União Europeia (nestes casos outros tramites são feitos). Apesar de ser um processo longo, com a documentação necessária e a devida assessoria jurídica, é possível obter estes documentos com relativa rapidez. A Espanha Fácil possui toda a estrutura para auxiliar aqueles que pretendem levar suas ideias de negócio para a Espanha.
Outros membros da família seguem as mesmas regras de demais indivíduos na hora de obter o visto para residir no país. No entanto, caso um dos membros da família já esteja legalmente morando na Espanha, é possível dar entrada no processo de reagrupação familiar – desde que este já possua a tarjeta de residência por no mínimo um ano, com a solicitação para pelo menos mais um ano no país.