Após ter feito todo o processo e ter em mãos todos os documentos indicados no primeiro passo para tramitar a nacionalidade espanhola por residência para menores de 14 anos, você está pronto para solicitar a nacionalidade espanhola por residência como tal. Para isso, você precisará da seguinte documentação:
- Formulário de inscrição padrão assinado pelo representante legal ou representantes legais.
- Certidão de nascimento. Em caso de ser um menor nascido na Espanha, certidão literal do Registro Civil de Nascimento. Se nascido no exterior, a certidão de nascimento do país de origem deve ser legalizada e traduzida, se for o caso, de acordo com as Convenções Internacionais.
- Passaporte completo (original e fotocópia em todas as páginas) ou documento de identificação, no caso de cidadãos de países membros do espaço Schengen.
- Autorização do responsável pelo registo civil do domicílio do menor ou do titular judicialmente modificada, nos termos previstos na regulamentação em vigor.
- Documento de identificação do representante legal ou representantes.
- Certificado de centro de formação, residência, acolhimento, acolhimento ou educação especial que comprove o grau suficiente de integração, obrigatório no caso de crianças em idade escolar.
- Cartão de Identidade do Estrangeiro, Cartão de Residência Familiar de Cidadão da União Europeia ou Certificado de Registro de Cidadão da União. Pode ser substituída pela autorização para consultar o Ministério da Justiça consignada no formulário de candidatura.
O pedido de nacionalidade espanhola para residência de menores de 14 anos pode ser feito por:
– Via telemática
– Por correio
– Por Registro Público de Subdelegação ou Delegação do Governo de sua cidade.
Neste caso e como sempre, recomendamos que a candidatura à nacionalidade espanhola seja feita através da conhecida rota telemática, visto que neste momento é a forma mais rápida e ágil de obter a resolução da mesma.