“ATENÇÃO, DE MOMENTO ESTAMOS COM ESSE SERVIÇO SUSPENSO”
O processo de solicitação de nacionalidade espanhola ainda gera muitas dúvidas, especialmente quando o interessado é neto ou bisneto do espanhol de origem. A regra geral é que bisneto deve residir dois anos de forma legal e contínua na Espanha para entrar com o pedido de dupla cidadania. Já o neto tem outras opções, pode ou não ter que residir um ano na Espanha (se for maior de idade) ou obter a nacionalidade diretamente ( se for menor de 18 anos).
Por isso, o interesse dos descendentes anteriores ao solicitante, pela dupla nacionalidade, pode facilitar o pedido para os bisnetos e netos de espanhóis de origem.
Mas e se o familiar já estiver falecido?
Se os filhos de espanhóis de origem não conservaram a sua nacionalidade, no momento do nascimento, e hoje já estão falecidos, é possível pedir o registro fora de prazo. Essa solicitação pode ser feita por um familiar legítimo, ou seja, um filho ou neto, por exemplo, que deverá apresentar a certidão literal de nascimento do espanhol de origem, além de uma certidão do país estrangeiro que comprove que não adquiriu a nacionalidade desse país.
É bom lembrar que antes de 1976, um cidadão espanhol que adquiria outra nacionalidade, perdia automaticamente a espanhola e a mãe espanhola não podia transmitir a cidadania espanhola aos seus filhos.
Quais as vantagens de pedir o registro fora de prazo?
Os filhos desse espanhol, maiores de idade, que nasceram no estrangeiro, podem solicitar uma permissão de residência e trabalho na Espanha por circunstâncias excepcionais através do arraigo social. E se esse filho for menor de 21 anos pode pedir a nacionalidade por opção.
Se você é neto ou bisneto de espanhol e tem interesse em pedir a nacionalidade espanhola por descendência, procure a Espanha Fácil. Temos mais de 14 anos de experiência comprovada em pedidos de nacionalidade.