Nasce o Observatório Ibero-americano de Empreendedorismo, Reempreendedorismo e Reciclagem. É um espaço onde os empresários podem receber aconselhamento e obter as soluções que necessitam.
O projeto foi lançado pelo escritório Martín Molina, especializado no setor jurídico e econômico, em conjunto com as associações de jovens empresários CEAJE e FIJE.
A ideia é que os empresários possam ir ao Observatório Ibero-americano quando precisarem de apoio para realizar seus projetos. Nesse sentido, eles receberão apoio nas tarefas relacionadas à contabilidade, processamento de impostos, contratação e preparação de folha de pagamento. Além disso, receberão assessoria para realizar um correto tratamento dos dados que administram, bem como em matéria de riscos ocupacionais ou comércio eletrônico. Se precisarem de apoio em assuntos relacionados à comunicação e marketing, também podem ir ao Observatório.
Um dos principais objetivos dos empresários é obter financiamento para continuar desenvolvendo seus projetos. O Observatório Ibero-americano de Empreendedorismo, Reempreendedorismo e Reciclagem também servirá como ponto de apoio neste trabalho. Especificamente, assessorá-los na obtenção de ajudas, subsídios, incentivos, novas fontes de financiamento, bem como na realização de todos os trâmites necessários para que possam iniciar a sua atividade empresarial.
A instituição foi criada não só para ajudar os empreendedores, mas também para os chamados “reempresários”, ou seja, empreendedores que optam por mudar de atividade ou negócio atual. Nesse sentido, o plano de formação vai ensiná-los de forma prática e atualizada a reciclar para abrir um novo caminho e a adquirir competências que lhes permitam enfrentar novos desafios profissionais.
Fonte: Cinco Días / El País