Os clientes da Netflix na Espanha deixarão de pagar a sua assinatura mensal à empresa-mãe europeia da empresa, Netflix International BV, com sede na Holanda, a partir do próximo ano, o que permitirá ver o benefício gerado pela sua principal atividade na Espanha refletido na sua tributação espanhola.
A empresa americana explicou ao noticiário CincoDías que, a partir de 1° de janeiro de 2021, fará uma mudança no seu modelo de distribuição com a qual reconhecerá as receitas geradas na Espanha no país. “É uma mudança relevante, principalmente depois de apenas dois anos e meio após nossa chegada física à Espanha e a inauguração de nosso primeiro centro de produção de conteúdo na Europa, em Madri”, afirma um porta-voz da empresa.
A Netflix começou a operar na Espanha em 2015 e sempre faturou seus clientes da Holanda, país com um tratamento fiscal mais favorável para a empresa. Uma tática que se manteve até agora, apesar de ter criado duas empresas na Espanha em agosto de 2018: “Los Gatos Servicios de Transmisión España SL” e “Los Gatos Entretenimiento España SL”, uma vez que a primeira foi criada para prestar serviços de apoio à matriz holandesa (de marketing e relações públicas, entre outros) e, a segunda, para fornecer conteúdo e serviços de produção para o grupo. O acionista desta última é a Netflix WorldWide Productions LLC, localizada em Delaware, um estado dos EUA considerado um paraíso fiscal de fato.