Até o fim da semana, Madri estará coberta por uma “manta branca” de neve com espessuras entre 20 e 40 centímetros. Por isso, os especialistas da “Dirección General de Tráfico” (DGT) aconselham evitar qualquer movimento, principalmente de carro, já que a neve, a neblina e o vento alteram significativamente as condições de condução e tornam a viagem mais difícil do que o previsto, provocando cansaço e nervosismo.
Caso seja necessário fazer uma viagem interurbana, é imprescindível fazer uma preparação prévia, conhecendo as previsões e a situação das estradas. Também é aconselhável ter um roteiro alternativo planejado e garantir que o carro esteja em perfeitas condições, principalmente os pneus. “Um kit com agasalhos, sapatos extras, luvas, lanterna, baterias externas para o celular e um pouco de comida e bebida podem ser extremamente úteis”, diz Ernesto Nava, diretor da Escola RACE de condução.
O especialista, com mais de 30 anos de experiência no ensino de cursos de direção, recomenda a montagem de pneus sazonais (com o sinal M + S) durante o inverno já que oferecem uma melhor aderência quando a temperatura cai abaixo de 7 graus. É necessário carregar correntes no porta-malas para o caso de as autoridades exigirem seu uso – a partir do nível de alerta vermelho. Eles são instalados apenas nas rodas motrizes, e é conveniente ter ensaiado sua montagem com antecedência para não ter que aprender com as mãos congeladas em uma estrada com neve (usar um par de luvas é outro requisito essencial).
Para descongelar o vidro, deve-se utilizar o ar condicionado do próprio veículo e, para desembaçar as janelas, é necessário utilizar a função “circuito” do AC (água quente pode quebrar o vidro). Deve-se evitar acelerações e frenagens repentinas, bem como ultrapassagens. Uma área sombreada pode ocultar uma camada de gelo provocando acidentes. Por isso, o importante é ficar calmo e não fazer manobras bruscas.