Nos últimos anos ocorreu a transposição da diretiva DGM 2016/801/EU sobre os estudantes na legislação espanhola, modificando as regras de autorização de residência para estudantes a procura de emprego, ou projeto de negócios. Uma boa notícia para os estudantes que procuram por uma oportunidade de colocação no mercado de trabalho para incrementar a renda.
A Espanha é um dos destinos mais procurados no mundo por jovens estudantes em busca de cursos de graduação e pós-graduação. Além de oferecer os melhores cursos em renomadas universidades, o país oferece todo um destino turístico e as possibilidades de obtenção de bolsas de estudo. O número de Brasileiros estudando na Espanha tem aumentado cada vez mais a cada ano em busca ensino de qualidade e do aprendizado de um novo idioma.
No entanto o estudante que deseja conseguir uma colocação profissional no país, pode apenas conseguir estágios locais de meio período com o visto de estudante (20h/semana).
A alteração recente na Diretiva define as condições de residência e permanência de estrangeiros para pesquisas, estudos, estágios, voluntariado e programas de intercâmbio como o aupair.
Afim de permanecer com um destino atrativo em potencial para pesquisadores de diversas áreas e estudantes, o Conselho Europeu definiu as resoluções como prioridade política. A intenção da atualização da Diretiva é disparar a União europeia em meio a concorrência mundial tornando-a em um centro de referência em estudos.
Uma das mudanças importantes que privilegiam o estudante é a possibilidade de um visto para estágio. A permissão de residência para estágio permite que o estudante que esteja a cursar o ensino superior no país para obtenção de um diploma, ingresse em um estágio. A autorização é válida por 6 meses ou até a duração final tempo de estágio, podendo ser renovada por até mais 6 messes.