Uma nova tecnologia chamada “nano PCR” consegue identificar, com 99% de confiabilidade, a infecção pelo novo coronavírus. O equipamento ainda é portátil, com um tamanho de 15 × 15 × 18 cm e peso de apenas 3 quilos. A notícia é animadora já que abre um caminho para rápida e eficaz identificação da Covid-19.
O equipamento foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor Cheon Jinwoo, diretor do Nanomedicine Center (CNM) do Institute of Basic Sciences (IBS) em Seul, Coreia do Sul. A técnica é a mesma utilizada no método de diagnóstico padrão para detectar RNA viral, mas apresenta ainda uma grande melhoria na velocidade, usando nanomateriais híbridos, e na portabilidade.
Os pesquisadores testaram este nano PCR em ambientes clínicos no Chonnam National University Hospital e os resultados foram extremamente precisos: durante o teste, 150 indivíduos com ou sem infecção por Covid-19 foram diagnosticados com precisão usando esta tecnologia (75 positivos, 75 amostras negativas; zero falsos negativos e falsos positivos). O nível de sensibilidade e especificidade foi considerado equivalente ao do RT-PCR convencional (99%). Além da alta confiabilidade, todo o processo de diagnóstico foi consideravelmente rápido, pois demorava em média cerca de 17 minutos para o diagnóstico de uma amostra.
O teste mais eficaz hoje utilizado para diagnosticar Covid-19 é o RT-PCR, graças à sua alta precisão, mas tem a desvantagem de levar pelo menos duas horas para detectar o vírus e de ser necessária uma instalação centralizada com aparelhos volumosos. Além disso, o paciente recebe os resultados em cerca de 24 a 48 horas.
O nano PCR é capaz de detectar até mesmo um pequeno número de genes com precisão enquanto simultaneamente amplifica e detecta material genético com alta sensibilidade e especificidade. Dessa maneira, esta nova tecnologia melhora muito a velocidade do RT-PCR e preserva a detecção de alta precisão.