Com o aumento do número de casos do COVID- 19 na Espanha, o governo central estabeleceu novas medidas de conduta social com o fim de conter a expansão do vírus e assim evitar o confinamento, veja:
-
Proibido fumar nas ruas e esplanadas de bares e restaurante.
-
Fechamento de discotecas e todo lazer noturno, como salões de dança, bares musicais e pubs.
-
Nos asilos, as visitas serão limitadas a uma pessoa por residente e apenas uma hora ao dia.
-
Proibido terminantemente beber na rua, os famosos “botellones”, que são reuniões de gente que se encontra para tomar bebidas alcoólicas em espaços públicos.
-
Obrigatoriedade de fazer testes PCR quando se tenha consciência de algum caso de COVID- 19, como hospitais, centros de saúde, populações de risco e edifícios residenciais.
-
Proibido eventos com multidões.
Não foi proibido, mas o Ministério da Saúde recomenda que os encontros sociais ou grupos de convivência estável sejam limitados a um máximo de 10 pessoas.
No mais, distância social, máscara em todos os lugares públicos abertos ou fechados e asseio constante das mãos.
O aumento dos casos do COVID- 19 no país prejudicou o turismo internacional, já que grandes operadoras de turismo na Alemanha e no Reino Unido cancelaram seus voos para a Espanha. A recomendação desses dois países é que seus cidadãos não viagem à Espanha. O Reino Unido exige quarentena de 14 dias a todos que procedam do país.
Com as novas medidas, o governo espanhol espera controlar os 837 brotes ativos no país.
Texto meramente informativo.