Já te contamos que os exames DELE e o CCSE são exames de conhecimentos constitucionais e socioculturais que consistem em 25 questões, das quais devemos responder pelo menos 15 corretamente para obter um Certificado de Apto para a nacionalidade espanhola.
Todos os anos o Instituto Cervantes publica um manual com 300 questões oficiais, das quais 25 são selecionadas em cada exame. Por isso, o Instituto Cervantes atualiza anualmente essas questões e altera 75 delas. Portanto, se você está pensando em se preparar para o seu exame CCSE, é importante que estude com o manual atualizado disponível no site do Instituto Cervantes.
Com a pandemia do Covid-19, agora existe a possibilidade de fazer os exames de nacionalidade espanhola online, de maneira remota. Por este motivo, foi publicado o Real Decreto 1049/2020, de 1 de dezembro, onde foi introduzida a possibilidade de realização destes exames à distância.
Até o momento, esse exame online só foi lançado nos Estados Unidos e para candidatos à cidadania sefarditas. Neste momento, como dizemos, a preparação destes testes é feita pessoalmente, mas pode ser que se a situação epidemiológica persistir, o Instituto Cervantes considere também a possibilidade de disponibilizar online o exame CCSE e DELE para candidatos de nacionalidade espanhola por residência.
Outra novidade é sobre o valor da taxa administrativa. Nos últimos anos não houve alteração em relação ao valor da taxa, tudo devido à ausência de Orçamentos Gerais do Estado. No final de 2020, estes orçamentos e o valor das taxas administrativas foram finalmente aprovados, incluindo a taxa que devemos pagar para o processo de nacionalidade espanhola por residência. É muito importante que todos os arquivos que se apresentam a partir de 1 de janeiro de 2021 tenham a sua taxa correta, que é de 103,02 euros.