A 14ª edição da Mostra de Cinema Brasileiro será apresentada esse ano de maneira online e gratuita do dia 27/11 a 04/12 através do site www.novocine.es devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus. A vantagem do NovoCine ser online é que brasileiros de outras cidades que moram em todo o território espanhol podem participar. Até o ano passado, o Novo Cine era presencial em Madri e limitava o público apenas para quem morava na capital e ainda respeitava a capacidade de pessoas do cinema.
“Rosinha”, de Gui Campos foca nas relações humanas com um especial protagonismo dos idosos. Um homem idoso descobre que tem poucos dias de vida e procura um novo companheiro para sua mulher. Lançado em 2016, conta com a participação do ator e protagonista no curta-metragem, Andrade Junior, que faleceu no ano passado aos 75 anos.
Na animação “Morte e vida uterina”, de Daniel Bruson, uma menina faz seu caminho para se tornar mulher. Ela é destruída repetidas vezes, mas teima em se reerguer. Ela precisa se compor com as forças da mudança vindas de dentro e de fora de seu corpo para fazer surgir seu canto. O curta de Daniel Bruson ganhou o prêmio Quirino de Animação Iberoamericana e foi classificada como finalista na categoria Melhor Animação Iberoamericana.
Outras produções programadas no Novo Cine XIV também receberam outros prêmios, como “Amanhã”, dirigido por Aline Flores e Alexandre Cristófaro, com o Prêmio Danzante Alberto Sánchez Ópera Prima Iberoamericana no Festival Internacional de Cinema de Huesca 2020. No curta, a metrópole que nunca dorme parece ignorar um homem que está prestes a pular do topo de um edifício. Apenas um menino mostra interesse no acontecimento.
Para mais informações, acesse o perfil @NOVOCINE.