Na última década a Espanha e toda a Europa sofreu os impactos de uma crise econômica bastante significativa. Ainda assim, em meio a um período turbulento, o governo espanhol reagiu rapidamente com uma série de medidas que atualmente vem apresentando resultados surpreendentes na diminuição das taxas de desemprego, por exemplo – parte essencial de sua recuperação econômica.
Neste contexto de aumento de postos e ofertas de trabalho, unidos à facilidade de adaptação à língua, cultura e clima da Espanha, os números da imigração no país também aumentaram, proporcionalmente. Segundo o Instituto de Estatísticas em Madri o número de brasileiros na Espanha no período de 2002 a 2012 aumentou cerca de 380% – cerca de 87 mil cidadãos em um grupo que só vem aumentando com o passar dos anos.
O perfil dos imigrantes
No mapa abaixo, é possível observar o estado de origem dos brasileiros em Madri, e se ter uma ideia das regiões de onde saem o maior número de imigrantes.
O país é particularmente mais atraente para brasileiros de classe média e alta, que além de compartilhar as motivações citadas acima, ainda possuem renda relativamente estável para se manter legalmente na Espanha. As medidas do governo espanhol para facilitar a estadia de estrangeiros com apoio também tornaram o país um destino interessante para jovens empresários brasileiros, em busca de expandir seus negócios. Esta atração dos brasileiros pela Espanha se comprova em números: o último censo promovido no Brasil classificou a Espanha como o terceiro país mais procurado por brasileiros para viver – movidos por laços históricos, sociais e claro, melhores oportunidades de emprego e qualificação.
Por que escolher a Espanha?
Com tantos dados e estatísticas, por que, de fato, brasileiros tem a Espanha como uma de suas principais escolhas para começar uma nova vida? Além das medidas do governo espanhol para estimular relações bilaterais com o Brasil, os países são bastante próximos culturalmente.
A adaptação à língua – bastante similar ao português – e o clima espanhol motiva também estudantes brasileiros deste nicho buscarem a Espanha para completar ou aprimorar seus estudos, podendo acompanhar aulas em espanhol ou fazer cursos da língua no próprio país. Por isso a taxa de imigrantes aumentou não só em relação aos trabalhadores brasileiros, mas também aos estudantes, que buscam no país novas oportunidades acadêmicas.
Além disso, a facilidade na obtenção de documentos para brasileiros, como a nacionalidade espanhola, visto de residência ou trabalho colocou a Espanha em uma posição privilegiada entre os brasileiros que buscam morar fora em relação a outros países europeus. Além disso, para imigrantes de classe média e alta, a Espanha é também um grande centro de oportunidades para novos negócios.
Espanha Fácil é especialista desde o ano 2007 em assessoria para visto de residência, de trabalho e para empreendedores para Espanha.