A graduação em direito não é uma tarefa fácil. Após semestres de dedicação, estudos árduos e estágios, é importante que se tenha um retorno na hora de se inserir de fato no mercado de trabalho. Para quem pretende morar fora e exercer sua profissão, o esforço deve ser mantido mesmo após a graduação, já que não é tarefa fácil encontrar vagas disponíveis no mercado.
Se comparada ao restante da união europeia, a Espanha conta com um grande grupo de advogados qualificados para atender a população – um para cada 350 habitantes, segundo dados da ConJur. O país também vem se estabilizando nos últimos meses e pode se tornar uma boa opção para quem é qualificado e pensa em exercer a advocacia no exterior – ainda que não seja o caso, diversas universidades espanholas oferecem os mais variados tipos de qualificação para alunos recém-formados, como a Universidade de Salamanca, que possui parceria direta com a OAB.
As áreas são variadas, sendo assessoria e consultoria de empresas as mais procuradas, principalmente por estrangeiros. Este nicho pode ser bastante explorado, principalmente por quem já atua na área e pretende lidar com direito de imigrantes.
Para exercer como advogado na Espanha, uma série de tramites devem ser levados em consideração, respeitando-se os regulamentos do país. Se mora em outro país da união europeia e pretende se formar, é possível fazer a equivalência de título estrangeiro de educação superior em um tramite diferente, e assim ser devidamente regularizado como advogado na Espanha.
Os brasileiros já graduados devem obter a homologação do diploma perante o governo espanhol, e muitas vezes realizar uma prova livre para obtenção de títulos espanhóis de graduação – ou equivalência de conhecimentos, para então ter o exercício de sua profissão liberado no país. Uma lista completa de todos os tramites necessários para cada caso específico, pode ser visto aqui.
Para exercer como advogado, especificamente, é exigido um curso de pós-graduação – ou máster habilitante/habilitador -, que pode ser feito no país. Somente assim é possível obter o título de máster, que habilita o estrangeiro a exercer a profissão no país. Outra série de profissões que requerem este título você pode encontrar aqui.