No último dia 6 de julho, foi publicado no Boletim Oficial do Estado (BOE) o “Plano Renove”, que consiste em ajudas econômicas para a aquisição de veículos. A princípio, serão destinados 230 milhões de euros para renovar os carros de passeio, 25 milhões para veículos comerciais e 5 milhões de euros para motocicletas. Há ajudas também para veículos industriais e ônibus (cerca de 20 milhões).
O programa incentiva a renovação da frota de carros na Espanha, com a substituição de veículos antigos mais poluentes por outros mais ecológicos, além de alavancar a indústria automotiva, altamente prejudicada pela crise do Covid- 19.
As ajudas valem para compra direta ou através de financiamento como o “leasing” ou “renting”. O beneficiário deverá manter a titularidade do veículo e a matrícula na Espanha. O Plano Renove também inclui carros semi- novos.
Vamos aos valores: veículos com a emissão de zero de poluentes (os elétricos, por exemplo), receberão 4 mil euros; os que possuem a etiqueta ECO, receberão entre 600 e 1000 euros e os veículos com a letra C, as ajudas serão de 400 a 800 euros. Ou seja, quanto mais ecológico for o veículo, mais alta será a ajuda financeira.
No caso de autônomos e empresas, os valores das ajudas são mais elevados, podem chegar até 4000 euros.
Espanha Fácil, o porto seguro dos brasileiros na Espanha!