O instituto Nacional do Seguro Social do Brasil, o INSS, lançou um projeto- piloto, em 20-08-2020, onde cerca de 500 mil beneficiários poderão fazer o procedimento de prova de vida por biometria facial, num aplicativo para celular.
Os primeiros contatos com os segurados serão através de SMS, Central 135 ou e-mail. Estes segurados já deveriam ter feito a prova de vida, em sua maioria, por isto serão convocados, mas precisam esperar o contato do INSS. Serão selecionadas pessoas que tenham carteira de motorista e título de eleitor.
Por enquanto, a fase é de testes em conjunto com o SGD e a Dataprev, que farão os ajustes necessários para que o procedimento digital seja seguro. Se os resultados forem positivos, a prova de vida online será aplicada para todos.
Mas, vale ressaltar que os escolhidos para participar do projeto, terão o procedimento efetivado, não é um teste. A fé de vida será válida e o beneficiário não precisará mais deslocar- se até uma agência bancária. Em algumas agências bancárias, o procedimento pode ser feito por meio de biometria direto nos terminais de autoatendimento.
A prova de vida é necessária para todos que recebem benefícios do INSS por meio de conta bancária, conta poupança e cartão magnético. As pessoas precisam provar que estão vivas para evitar fraudes.
O ícone para a prova de vida estará no aplicativo “Governo Digital” (Meugov.br), o segurado enviará uma foto e será feito o reconhecimento facial para as provas de vivacidade e identidade. Após essas duas etapas, o aplicativo indicará se a pessoa é, de fato, a mesma do CPF informado no cadastramento.
A prova de vida presencial agora está paralisada por causa do COVID-19, portanto, nenhum pagamento será suspenso.
O segurado precisa de um smartphone com câmera frontal, para que a biometria seja feita.
Texto de utilidade pública.