Com a aprovação do Orçamento Geral do Governo Espanhol para o ano 2023 sobe o IPREM (Indicador Público de Renda de Efeitos Múltiples) valor bastante utilizado como referência em diversos processos de imigração para comprovação de meios econômicos durante a tramitação de diversas autorizações de residência e trabalho, o IPREM subirá de 579,02 euros para 600 euros mensais.
Segue tabela atualizada do IPREM para ano 2023:
100% do IPREM: 7.200 euros
225% do IPREM (16.200 euros)
275% do IPREM (19.800 euros)
400% do IPREM: 28.800 euros
O que é IPREM?
O Indicador de Receitas Públicas de Efeitos Múltiplos (IPREM) é um índice utilizado na Espanha como referência para a concessão de ajudas, subsídios ou benefícios de desemprego. Foi criado em 2004 para substituir o Salário Mínimo Interprofissional como referência para essas ajudas.
Desta forma, o IPREM crescia a um ritmo inferior ao do SMI, facilitando o acesso à ajuda às economias familiares mais desfavorecidas, enquanto o SMI ficaria circunscrito a um local de trabalho.
Cálculo do IPREM e seus Auxílios
– Planilha IPREM: ferramenta para calcular o acesso a bolsas ou subsídios com base no salário e na situação pessoal.
– O IPREM e o subsídio de desemprego
– Ajuda para calcular a compensação por demissão de profissionais
– O IPREM e a assistência jurídica gratuita
– O IPREM para habitação VPPL e VPPB (viviendas con protección pública de precio limitado (VPPL) e viviendas con protección pública básica (VPPB)
– Novo auxílio-aluguel na apresentação do Plano Habitacional
– Bônus social elétrico: Com a publicação do Real Decreto 897/2017, de 6 de outubro, os consumidores em situação vulnerável podem solicitar desconto no preço da tarifa elétrica PVPC. A consideração de consumidor vulnerável, e no seu caso qualquer uma das tipologias específicas do Real Decreto, será determinada, entre outros, pelo nível de renda, que terá um limite baseado em múltiplos do IPREM.
Evolução do IPREM
O IPREM é publicado anualmente através da Lei Orçamentária, portanto teremos que usar como referência o último valor publicado oficialmente (ver tabela) para determinar se nossa receita supera um determinado número de vezes o IPREM atual.
A título de exemplo, algumas outorgas estão limitadas, por exemplo, a 5,5 vezes o valor do atual IPREM. Neste caso, multiplicaremos o valor acima por 5,5 e teremos que verificar se nossa receita anual, de acordo com o demonstrativo de resultados, supera esse valor.