O Ministério de Ciência e Inovação da Espanha desenvolveu um programa de becas e ajudas para realização de teses de doutorado. São bolsas destinadas à formação em investigação para a obtenção do título de Doutor e à aquisição de competências docentes universitárias, em qualquer área do conhecimento científico, que facilitem a futura incorporação destas pessoas no sistema de ensino superior espanhol, e pesquisa científica.
Os prazos para a solicitação vão do dia 16 de novembro de 2020 a 11 de dezembro de 2020. São anunciadas 850 bolsas, das quais 17 são reservadas para alunos com deficiência igual ou superior a 33 por cento.
Estas bolsas destinam-se à formalização de contratos de pré-doutoramento nos centros de afiliação, com a duração de quatro anos, salvo se trata-se de pessoa com deficiência, caso em que o auxílio pode ter a duração de seis anos, nos termos do disposto no artigo 21 c da Lei 14/2011, de 01 de junho, de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Aqueles que obtiveram o título de médico, antes do início do último ano de concessão da “Formación de Profesorado Universitario” (FPU), podem ter acesso a um contrato de pós-doutorado com prazo máximo de um ano.
Incompatibilidades
As pessoas que, no momento da incorporação no auxílio, tenham beneficiado de um auxílio anterior por um período igual ou superior a 24 meses, não podem ser beneficiárias do mesmo. As pessoas que são beneficiárias de ajuda FPU em concursos anteriores, não poderão apresentar a sua candidatura a este concurso.
O valor mensal será de 1.160,43 euros nos dois primeiros anos, 1.243,32 euros no terceiro ano e 1.554,15 euros no quarto ano. Todos os anos, 12 pagamentos mensais e dois pagamentos extraordinários serão pagos.
Para mais informações, entre em contato conosco da Espanha Fácil ou diretamente com a central de informação candidate.fpu@ciencia.gob.es.