Apesar do momento atípico que vivemos, as tradições e costumes da nossa cultura ainda estão muito presentes. Na última semana, foi inaugurada a centenária feira de natal da Plaza Mayor, em Madri, com metade das suas bancas (56), capacidade para 232 pessoas com controle na entrada e saída, perímetro exterior e sinalização no espaço, além de todas as medidas higiênicas que cada tenda deve ter, como máscaras, distância de segurança e álcool gel disponível no estabelecimento.
“Tem sido um pouco difícil se adaptar às regulamentações da Covid, mas será um mercado muito seguro”, diz David Ponce, um comerciante que passou a vida inteira nesses estandes. “Este ano é completamente diferente, como se fosse novo. Existem pessoas que já estão há cinco gerações. As expectativas não são as mesmas de outros anos porque a situação não é boa, mas mesmo assim acreditamos que valerá a pena o esforço que fizemos”, acrescenta.
Por outro lado, María, outra comerciante, que não trabalha desde dezembro passado devido à pandemia, não vê a situação tão boa. “Tem que pagar os estandes, a montagem, a luz… O importante é recuperar o dinheiro do estande e pagar aos fornecedores e se sobrar alguma coisa melhor. Este ano, a Câmara Municipal nos cedeu as taxas. Tem sido bom para nós “, afirma, com mais entusiasmo do que esperança.